Terapeutas Associados pelo bem estar
e saúde!
Objetivo: É um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA). * Permite o encaminhamento precoce para intervenções especializadas.
Idade: A partir de 6 anos a 90 anos
Escolaridade: Qualquer
Objetivo: Avaliar as competências iniciais para Leitura e Escrita
Idade: A partir de 6 anos a 10 anos
Escolaridade: 1ª ao 5ª ano do EF
Tem como objetivo avaliar pré competências de leitura e escrita em crianças do Pré Escolar a iniciar o 1º ano ou com dificuldades de aprendizagem.Incide nas áreas Maturidade Percetiva (auditiva, visual, dominância lateral e reconhecimento da dominância lateral), Esquema Corporal / Orientação Espacio-Temporal (identificação de si, identificação no outro, posição no espaço gráfico), Desenvolvimento Motor, Linguagem (compreensão oral, consciência fonológica e expressão oral).
Objetivo: Instrumento breve de fácil manuseio para avaliação das funções neuropsicológicas. Os resultados contribuem em processos preventivos, diagnósticos, prognósticos e terapêuticos.
Fornece diretrizes para entrevista e para interação do profissional com a criança.
Sistema a brincadeira livre e semi-dirigida.
Objetivo: Avaliar conceitos matemáticos
Idade: A partir de 6 anos a 12 anos
Escolaridade: 1ª ao 5ª ano do EF
A BACMAT (Bateria de Avaliação de Competências Matemáticas) surgiu como resultado de uma investigação na área da matemática. A BACMAT reune instrumentos de avaliação matemática, para averiguar competências que podem não ter sido trabalhadas ou que se caracteriza em Discalculia.
Objetivo: Avaliar Linguagem expressiva, Prosódia Ritmo, Linguagem receptiva
Idade: A partir de 16 anos
Escolaridade: Jovens a idosos
A Bateria MAC avalia quatro processamentos comunicativos por meio de catorze subtestes: discursivo, pragmático, léxico-semântico e prosódico. Pode ser utilizada na clínica com populações neurológicas com os seguintes quadros: lesão de hemisfério direito, lesão frontal, traumatismo crânio-encefálico, demências, afasias.
Objetivo: Avaliar fala infantil nas áreas da fonologia, fluência, pragmática e vocábulos
Idade: A partir de 1 ano
Escolaridade: Pre-Fundamental
O teste de linguagem infantil abordando as áreas de Fluência, Vocabulário, Pragmática e Fonologia, foi elaborado com extremo cuidado e rigor.
Objetivo: Avalia nível de linguagem expressiva e receptiva
Idade: 1 a 6 anos
Escolaridade: Pre-escolar e Ensino Fundamental
A ADL é um teste que permite identificar alterações no desenvolvimento da linguagem. É utilizado por profissionais das áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, educação especial e linguística.A Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem - ADL é uma escala construída para identificar alterações na aquisição e desenvolvimento da linguagem por causas diversas. Sua administração é individual e avalia os domínios receptivos e expressivos da linguagem.
Objetivo: Avaliação dos Processos de Leitura
Idade: A partir de 07 anos a 12 anos
Escolaridade: 1ª ao 5ª ano do EF
O PROLEC é composto por diferentes tarefas que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. A principal vantagem destas provas consiste em derivar de um modelo bem fundamentado sobre o funcionamento do sistema de leitura (Dupla Rota), estando especificamente claros os processos que o compõem.
Objetivo: Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras
Idade: A partir de 6 anos a 10 anos
Escolaridade: 1ª ao 5ª ano do EF
O TCLPP é instrumento psicolétrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas, e servir de coadjuvante para diagnóstico diferencial de distúrbios de aquisição de leitura.
Objetivo: Avaliar as competências iniciais para Leitura e Escrita
Idade: A partir de 6 anos ate idoso. Sem surdez.
Escolaridade: Qualquer
Com a utilização deste instrumento de avaliação, as diferentes habilidades auditivas envolvidas no complexo mecanismo auditivo, desde a chegada do som na orelha externa até a sua decodificação em áreas corticais superiores, podem ser investigadas separadamente. Os resultados da investigação de cada habilidade auditiva fornecem informações importantes sobre o tipo de prejuízo auditivo envolvido e qual o planejamento terapêutico mais adequado para cada paciente.
Objetivo: Avaliar as competências iniciais para Leitura e Escrita
Idade: A partir de 6 anos a 10 anos
Escolaridade: 1ª ao 5ª ano do EF
É um instrumento de avaliação voltado para crianças com autismo e com outros distúrbios de desenvolvimento que nos ajuda a descrever padrões irregulares de aprendizado e caminhos para avaliar comportamentos que comprometem o aprendizado. Quem faz o curso de 6 horas aprende a aplicação da avaliação em crianças de até 12 anos de idade e a mensuração dos dados para confecção de relatórios e programas educacionais.
Objetivo: Avaliar as capacidade de escrita, leitura e aritmetica
Idade: 6 a 10 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental
O TDE é um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser utilizado com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.
Objetivo: Avalia a motivação extrínseca e intrínseca e geral
Idade: 8 a 11 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental
A Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infantojuvenil (EME-IJ) é indicada para ser aplicada em crianças e adolescentes de 8 a 11 anos. Fornece três tipos de medidas sendo, uma relacionada à motivação escolar intrínseca, outra à extrínseca e à motivação escolar geral da pessoa. A aplicação pode ser de forma individual ou coletiva, é rápida, não ultrapassando 10 minutos e sua utilização é dirigida a profissionais da área educacional.
Objetivo: Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura
Escolaridade: 3ª ao 5ª ano do EF
O Procomle: Protocolo de Avaliação da Compreensão de Leitura é indicado para escolares do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Pode ser utilizado por professores e coordenadores pedagógicos em contexto educacional de forma coletiva, e por fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos, em contexto clínico. A aplicação do protocolo tem a finalidade de identificar que tipo de dificuldades apresentam aqueles escolares que, apesar de lerem com proficiência, não conseguem responder perguntas sobre o que leram no final da leitura de um texto, como também verificar em quais níveis da estrutura do texto encontram-se estas dificuldades, sendo possível, assim, caracterizar o perfil e classificar o desempenho do escolar em compreensão de leitura.
Objetivo: Avalia nível de linguagem - alfabetização
Idade: 5 a 8 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental