Terapeutas Associados pelo bem estar
e saúde!
A exposição ao ruído e sua relação com a Saúde Auditiva: uma revisão sistemática da literatura- 07/06/2013 |
A exposição ao ruído acima dos limites toleráveis à orelha humana nos ambientes sociais e de trabalho tem se tornado um agente presente no cotidiano da população em geral. Quando pensamos que o dano auditivo decorrente desta exposição é irreversível passamos a ter um olhar crítico e reflexivo sobre o risco que permeia a saúde auditiva principalmente dos profissionais que exercem suas atividades laborais frente a esses padrões sonoros.
O ruído é um agente de risco à saúde, presente em diversas atividades profissionais. Seu efeito, principalmente sobre a audição (Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR), é bem conhecido e tem sido objeto de diversos estudos na área da saúde dos trabalhadores. As dificuldades auditivas ocasionadas pela exposição prolongada ao ruído intenso, quando afetam a comunicação, prejudicam as relações interpessoais de seu portador, podendo levar à sensação de insucesso e frustração, que caracteriza as desvantagens psicossociais e que tem importante impacto na vida do sujeito, afetando sua vida profissional, social e familiar¹
A inegável importância o ruído tem recebido exclusividade, quase absoluta em abordagens relacionadas à saúde auditiva dos trabalhadores2. Julgam que na perda auditiva ocupacional, é importante que se reconheça a potencialidade de outros agentes e sua possível interação com o ruído. Segundo os pesquisadores as perdas de audição se apresentam de forma lenta e progressiva, dificultando que os trabalhadores percebam essa alteração. Mencionam também que a poluição sonora, é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma das três prioridades ecológicas para a próxima década, por não ser visível; e sua percepção ser muitas vezes demorada.
Diante deste contexto e da importância da temática - ruído, resolveu-se investigar o assunto, TENDO como propósito subsidiar o projeto de pesquisa “Os efeitos do ruído contínuo a saúde auditiva dos motoristas de ônibus urbano no município do Rio de Janeiro” que está sendo desenvolvido junto ao Programa do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O objetivo: Verificar como a temática exposição ao ruído e sua relação com a saúde auditiva está sendo abordada na literatura.
|
|
« Voltar |