Terapeutas Associados pelo bem estar
e saúde!
Reabilitação Vestibular- 06/07/2015 |
As desordens vestibulares são as principias causas das vertigens (“tonturas”), que por sua vez são a segunda maior queixa em consultórios médicos.
Visto que o tratamento requer movimento para a recuperação das lesões, a desordem no sistema vestibular que gera "a tontura" não irá melhorar sem estimulação e o desafio dos médicos, fisioterapeutas e fonouadiólogos que trabalham com pacientes internados ou ambulatoriais.
Os objetivos destes profissionais, incluindo o fisioterapeuta, é determinar a quantidade de esforço que o paciente pode tolerar, criando uma forma efetiva de estimulação vestibular sem causar efeitos prejudiciais.
A reabilitação vestibular (RV) procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que estávamos acostumados a fazer antes de surgir à tontura.
Este termo significa um trabalho não apenas com o sistema vestibular, mas com inúmeras estruturas que fazem parte do nosso sistema de equilíbrio. É uma opção de tratamento para pacientes portadores de distúrbios vestibulares que envolvem estimulações visuais, proprioceptivas e vestibulares.
|
|
« Voltar |