A disfagia é uma perturbação que é conhecida pela dificuldade em engolir alimentos (sólidos e/ou líquidos) e por ficar com a comida “presa” na boca, nomeadamente na garganta ou no esôfago.
Pacientes com doenças neurológicas geralmente sofrem de disfagia. Um acidente vascular cerebral ou AVC pode levar ao problema. A paralisia cerebral, a doença de Parkinson, a doença de Alzheimer, a esclerose múltipla, miopatias
Muitas vezes não há como saber a causa exata. É também possível que a condição se desenvolva em diferentes graus de intensidade. Algumas pessoas podem conseguir engolir alimentos, outras não. O tratamento vai variar de acordo com a intensidade da patologia e com a idade do paciente.
As pessoas que sofrem de disfagia perdem o prazer de comer e saborear os alimentos. A dificuldade da passagem da massa alimentar da faringe para o esófago pode resultar na entrada dos alimentos nas vias respiratórias, provocando tosse, falta de ar, gripe, pneumonia, entre outros.
Após ser estabelecida uma certeza, parte-se para o tratamento. Este costuma envolver diferentes profissionais de várias áreas. Medidas fonoterápicas são geralmente requeridas, assim como medidas clínicas e até mesmo cirúrgicas.
Durante o tratamento alterações no hábito de vida deverão ser feitas. Adaptações de manobra precisam ser treinadas e terapias para facilitar a deglutição serão postas em prática . E tudo passa a melhorar !
Qualquer dúvida , me passe e-mail : andreacariello@inttegrare.com.br
|